A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (21), às 16h30, no plenário 6, uma audiência pública para debater a concessão do porte de arma de fogo para vigilantes fora do horário de serviço. O debate atende a requerimento do deputado Coronel Ulysses (União-AC), autor do Projeto de Lei 1127/23, que trata do tema.
Entre os convidados para a audiência está o Conselho Nacional da Segurança Privada (CONASEP), representado por seu presidente, Dr. Alan Hassem Salvatierra, que deverá contribuir com a visão institucional do setor sobre os desafios e necessidades enfrentados pelos profissionais da segurança privada.
Atualmente, os vigilantes só podem portar armas pertencentes às empresas durante o exercício da função. O PL 1127/23 propõe a concessão de porte pessoal, com arma de propriedade do profissional, desde que o vigilante esteja devidamente credenciado pela Polícia Federal e em atividade junto a empresa de segurança ou de transporte de valores.
Segundo Coronel Ulysses, o aumento da criminalidade e da insegurança em diversas regiões do país tornou comum a presença de vigilantes armados na proteção de pessoas e na defesa de instalações públicas e privadas, além do transporte de valores. Ele argumenta que os profissionais da segurança privada passam por rigorosa análise da vida pregressa, avaliação psicológica e treinamento técnico-profissional, estando aptos para portar armas de forma responsável.
A audiência deve reunir representantes do setor, especialistas em segurança pública e parlamentares para avaliar os impactos da proposta e sua viabilidade jurídica, social e operacional.
Confira a lista completa de convidados da audiência clicando aqui.
4 Comentários
Espero que seja aprovado, vigilante desarmado não protege sua vida, sem segurança sua, de sua família e de quem precisa.Vigilante aguarda está decisão para se comportar dentro da lei a décadas, faz jus as exigências para ser um profissional da segurança.
Não é Correto o VIGILANTE Portar Armas em Horário de Serviço e depois de Acabar seu Turno Ele (O VIGILANTE)Não Sabe mais utilizar Armas?? VAMOS ajudar os Vigilantes Para que Também ele possa se Proteger e Também Proteger outras Pessoas que Passem por Dificuldades, afinal ele Recebe Treinamento para Isso,a Cada 2 Anos tem que passar por uma Reavaliação. Portanto o VIGILANTE é sim Preparado para essas Situações.
Já passou da hora disso acontecer.
Tem que rever o Brasil tem que mudar apolítica não esiti política nu Brasil mais não