O Conselho Nacional da Segurança Privada (CONASEP) ingressou nesta segunda-feira, 07 de julho de 2025, com a Notícia-Fato de n° 1278536 junto ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), requerendo a apuração de grave episódio de agressão e ameaças contra vigilantes no exercício de suas funções, ocorrido nas dependências do Hospital de Base do Distrito Federal.
O caso ganhou repercussão nacional após um policial militar de folga, identificado como Emerson Costa Viana, ser filmado agredindo com um soco o supervisor da equipe de vigilância da unidade e ameaçando outros seis profissionais de segurança privada que atuavam no local. O militar exigia que sua mãe fosse atendida com prioridade, sem passar pela triagem obrigatória determinada pelos protocolos da Secretaria de Saúde do DF.
Segundo relatos, o policial chegou bastante exaltado e, diante da negativa dos vigilantes em violar o procedimento de triagem, passou a ameaçar os profissionais, afirmando que “mataria todos caso sua mãe morresse”. A mãe do PM foi atendida em menos de 10 minutos, conforme informado por servidores do hospital.
O CONASEP, por meio do seu presidente nacional, solicitou ao MPDFT a apuração rigorosa do caso, com eventual responsabilização penal e disciplinar do agente público envolvido. A entidade também requisitou que a Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal seja oficiada para acompanhar os desdobramentos da denúncia.
“Não podemos aceitar que profissionais da segurança privada sejam agredidos ou ameaçados no exercício da função. Nosso compromisso é com a legalidade, a valorização da categoria e o respeito institucional entre forças de segurança e vigilância privada”, destacou Alan Hassem.
A Notícia-Fato foi registrada sob o número 1278536 e seguirá sob análise do Ministério Público, que deverá apurar os elementos probatórios apresentados pelo CONASEP, incluindo vídeos, testemunhos e matérias jornalísticas.
O Conselho Nacional da Segurança Privada reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos vigilantes em todo o país e continuará atuando com firmeza em situações que envolvam desrespeito, abuso de autoridade e violência contra a categoria.
Clique no link para acompanhar: https://ouvidoria.mpdft.mp.br/#/acompanhamento/1278536/ff03acdd
7 Comentários
Infelizmente sabemos que no Brasil isso não vai dar em nada, más o sindicato está de parabéns!
Infelizmente os vigilantes são muito maltratados principalmente por pessoas que compõem órgãos de segurança pública que são as primeiras pessoas que nos deveriam respeito e consideração pois fazemos a maior parte dos serviços que seriam obrigações deles as quais eles não têm condições de cumprir trabalhamos em prol do mesmo objetivo que é a segurança e ainda assim somos tido como bandidos com pessoas despreparadas por esses tipos de maus profissionais das polícias é uma vergonha isso
Isso deveria passar por todas a mídias de televisão.
Tem que ter punição severa pra esse PM
Pra que sirva de exemplo, não e assim que funciona as coisas chegar entrando na marra e desrespeitando os vigilantes e profissionais que estão trabalhando. Parabéns Conasep.
Muito Bom ô Trabalho do Conasep, imagine ser esse Ocorrido Fosse ô Vigilante quê Tivesse Agredido esse Despreparado aí às Coisas Séria Diferentes., Ser Todas as Mãe de Polícias Dessa Qualidade For Como ele Todos os Vigilantes Vão Apanhar, é Porque ele Não à Levou Para um Hospital dá Polícia aí Chegando lá ele Faria à Mesma Coisa, Divido.
Parabéns ao CONASEP pela iniciativa em proteger aqueles que nos protegem,muito obrigado pelo seu trabalho DR. Allan
Parabéns presidente dr. Alan pelo apoio